O Programa de Residência Médica em Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP forma médicos intensivistas com competência para lidar com os principais cenários críticos da medicina, permitindo aprendizado teórico e prático envolvendo o manejo das principais síndromes clínicas e também oferecendo o conceito de gestão e liderança na unidade de terapia intensiva.
No dia 18/06/2021 a Comissão Nacional de Residência Médica publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 5, de 17 de junho de 2021, que aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Medicina Intensiva e define que os programas passarão a ter três anos de formação, com acesso direto, sem programa pré-requisito. A matriz de competências é aplicável aos programas de residência médica em Medicina Intensiva que se iniciarem a partir de 1º de agosto de 2021.
O Programa disponibiliza 10 vagas anuais e o processo de seleção ocorre por meio de prova teórica, com 100 (cem) questões de múltipla escolha em Medicina com 4 alternativas, com duração de 3 (três) horas, elaborada pela Comissão de Exames de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. As questões estarão distribuídas equitativamente nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia-Ginecologia, Medicina Preventiva e Pediatria. Os candidatos aprovados nesta primeira fase serão submetidos à prova prática, entrevista e análise de currículo.
Você é residente externo e quer fazer estágio optativo nas nossas UTIs? Acesse o link e preencha o formulário. Dúvidas também podem ser tiradas através do e-mail preceptoriautiunifesp@gmail.com
Email: dadmi@unifesp.br
Para se candidatar à residência em Anestesiologia na Unifesp, é preciso realizar a inscrição no processo seletivo da universidade. O processo seletivo é realizado anualmente e pode ser feito on-line, por meio do site da Unifesp. Além disso, é necessário que o candidato possua pré-requisitos específicos para a especialização, como ter concluído o curso de medicina.
Após a inscrição, o candidato passará por uma prova de seleção, que é composta por questões de múltipla escolha, prova prática e entrevista. O corpo docente e preceptores da Unifesp são altamente qualificados e responsáveis pelo acompanhamento dos residentes durante as atividades práticas.