O Programa de Residência Médica em Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP forma médicos intensivistas com competência para lidar com os principais cenários críticos da medicina, permitindo aprendizado teórico e prático envolvendo o manejo das principais síndromes clínicas e também oferecendo o conceito de gestão e liderança na unidade de terapia intensiva.
No dia 18/06/2021 a Comissão Nacional de Residência Médica publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 5, de 17 de junho de 2021, que aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Medicina Intensiva e define que os programas passarão a ter três anos de formação, com acesso direto, sem programa pré-requisito. A matriz de competências é aplicável aos programas de residência médica em Medicina Intensiva que se iniciarem a partir de 1º de agosto de 2021.
O Programa disponibiliza 10 vagas anuais e o processo de seleção ocorre por meio de prova teórica, com 100 (cem) questões de múltipla escolha em Medicina com 4 alternativas, com duração de 3 (três) horas, elaborada pela Comissão de Exames de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. As questões estarão distribuídas equitativamente nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia-Ginecologia, Medicina Preventiva e Pediatria. Os candidatos aprovados nesta primeira fase serão submetidos à prova prática, entrevista e análise de currículo.
Você é residente externo e quer fazer estágio optativo nas nossas UTIs? Acesse o link e preencha o formulário. Dúvidas também podem ser tiradas através do e-mail preceptoriautiunifesp@gmail.com
Email: dadmi@unifesp.br
Para se candidatar à residência em Anestesiologia na Unifesp, é preciso realizar a inscrição no processo seletivo da universidade. O processo seletivo é realizado anualmente e pode ser feito on-line, por meio do site da Unifesp. Além disso, é necessário que o candidato possua pré-requisitos específicos para a especialização, como ter concluído o curso de medicina.
Após a inscrição, o candidato passará por uma prova de seleção, que é composta por questões de múltipla escolha, prova prática e entrevista. O corpo docente e preceptores da Unifesp são altamente qualificados e responsáveis pelo acompanhamento dos residentes durante as atividades práticas.
Supervisor do Programa
Prof. Dr. Flávio Geraldo Rezende de Freitas
Preceptor Administrativo
Dr. Felipe Santos Cavatoni Serra
Supervisor do Programa
Prof. Dr. Flávio Geraldo Rezende de Freitas
Preceptor Administrativo
Dr. Felipe Santos Cavatoni Serra